terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Batatas Hasselback

jun 092010
Não há dúvida que batatas são tubérculos muito versáteis, largamente empregados. Mas sempre se descobre uma forma diferente de fazê-las.
A batata Hasselback vi no blog
La Cocina de Lucia.
Deve seu nome ao Restaurante Hasselback, em Estocolmo, que a preparou pela primeira vez em 1955.
É muito rápida de preparar, mesclando micro-ondas e o grill do forno.

Ingredientes:
1 ou 2 batatas pequenas por pessoa
Sal e pimenta-do-reino
Azeite
Manteiga
Temperos a gosto (usei tomilho fresco, orégano, alecrim seco, alho em flocos e cebola em flocos)
Preparo:
Pegue o alecrim e o tomilho e pique-os bem. Misture os outros temperos na proporção do gosto de cada um, suficiente para todas as batatas.
Espete um palito de churrasco a 1 cm do fundo, no sentido do comprimento, no centro da batata. Na hora de cortar o batata, será o limite para mantê-la unida.
Corte em fatias finas até o contato com o palito. Retire o palito, abra cada fatia e salpique o mix de ervas. Moa pimenta-do-reino, polvilhando cada batata. Coloque sal a gosto, ponha as batatas num refratário, cuidadosamente, e regue com um pouco de azeite.
Cubra e leve ao micro-ondas por 5 minutos na potência máxima.
Enquanto isso, ligue o grill do forno no máximo.
Retire o refratário do micro, coloque pequenas porções de manteiga sobre elas, que já estarão cozidas. Leve ao forno para grelhar, aproximadamente 5 minutos ou até ficar no ponto desejado.
As dicas da Lucia são intercalar as fatias com ingredientes ao gosto de cada um. Pode-se colocar queijo, presunto, alho amassado, junto com os temperos. Preferi deixar somente com o mix de especiarias e resultou num ótimo acompanhamento.

Um comentário: